Seguir:
icon_facebook icon_instagram icon_twitter

O que é:

O Meio-Fio é um espaço colaborativo para difundir uma nova relação entre as pessoas e suas cidades. Nossa ideia é divulgar eventos de rua, ensaios fotográficos, vídeos, artigos e reportagens. O Meio-Fio ainda vai crescer, mas atualmente estamos na versão Beta, com uma agenda colaborativa de eventos de rua e em espaços públicos de São Paulo.

Como participar:

Você tem um evento de rua e quer divulgar no Meio-Fio? Siga os passos:

– Clique no formulário e preencha com as informações do seu evento (por enquanto só São Paulo);
– o site tem uma versão internacional, então, nos ajuda bastante se você preencher as informações também em inglês (se não souber, nós preenchemos);
– se você tiver uma foto ou uma imagem para ilustrar, vai ficar mais legal no site (mínimo 300 dpis);
– no máximo em 24h o evento será moderado;
– se o seu evento não for aprovado para divulgação no site, vamos mandar um e-mail explicando o porquê.

Uma observação:

Entendemos que eventos de rua são reuniões de pessoas que acontecem com um propósito e com planejamento em espaços públicos. Por isso, acreditamos que uma das premissas é que sejam gratuitos e, portanto, só vamos divulgar na agenda eventos assim.

O que vem por aí:

Além dos eventos de rua, queremos falar sobre muitas coisas que orbitam as novas relações entre pessoas e suas cidades, como:

– mobilidade urbana: “novas” formas de locomoção;
– complementaridade dos modais;
– o resgate da bicicleta como meio de locomoção em grandes centros urbanos;
– espaço público para o público: a ampliação das áreas de lazer;
– a redução dos deslocamentos a partir de novas relações de trabalho;
– a necessidade de diminuirmos a produção de lixo;
– a reciclagem de lixo;
– a diminuição do consumo;
– a moda a serviço de demandas que surgem da mudança na relação com as cidades;
– slow journalism.

Quem faz:

 

bicicleta06

Marcela Duarte é jornalista e apaixonada pelo tema das novas relações entre pessoas e cidades. Entre outros trabalhos, cobriu o New Cities Summit de São Paulo, em 2013, para a revista francesa “L’Architecture d’Aujourd’hui”. Em 2015, acompanhou o primeiro Dia sem Carro de Paris, quando toda a parte central da cidade foi bloqueada para os carros (leia o relato no Medium).

Começou a usar a bicicleta como meio de transporte em 2011 em Porto Alegre, sua cidade natal. Naquela época, coordenava o núcleo online do jornal Zero Hora e participava do Grupo de Tendências, onde percebeu a necessidade da inserção da bicicleta na pauta diária do jornal. Desde o final de 2012 mora em São Paulo, onde se viu obrigada a colocar marcha na Ceci 78 e onde luta diariamente para pedalar “lomba a cima”. Além do Meio-Fio, atua como jornalista freelancer e é voluntária na Ciclocidade.